Escrita Criativa

Escrita criativa é uma expressão usada para:

a) Designar toda a escrita literária, nomeadamente poemas, contos, novelas, romances, textos dramáticos, guiões;

b) Designar a disciplina / área do saber que visa a transmissão e prática dessas técnicas, regra geral no contexto de uma oficina, laboratório ou curso. (Fonte: Wikipedia)


Quando se fala em Escrita Criativa é comum acreditar que ela esteja restrita somente ao campo da literatura. No entanto, a atividade tem sido cada vez mais importante para as diferentes profissões. Essas dúvidas com relação a área geralmente aparecem porque as pessoas ainda não sabem ao certo o que é escrita criativa e a sua importância para a carreira. Para entender as suas contribuições, continue a leitura e saiba tudo sobre essa modalidade. 


O que é escrita criativa? 

Pense em uma receita médica, um relatório financeiro ou uma receita. Esses textos possuem um padrão e quem os redige não costuma fugir do que é pré-determinado. Já a escrita criativa nada mais é do que apender a contar histórias de forma diferenciada e sem copiar outras produções. O objetivo é levar os profissionais a pensarem novas formas de produção textual. Diferente da redação técnica ou administrativa, a redação criativa trabalha diferentes possibilidades para narrar uma história. (Fonte: Educa Mais Brasil)


A quarentena para o escritor foi positiva?

“Escritor decide ficar em quarentena enquanto seus livros passeiam por aí. Da ficção à autoajuda, leve livros, amor, ensinamentos e alegria para todos nesse período que exige de todos nós muita, muita resiliência!” (Trecho extraído do site de Lilian Cardoso)